•
Escolher um ou mais lugares que alunos e professores desejam estudar.
•
Levantar o conhecimento que o grupo já possui sobre a área selecionada.
•
Fazer um reconhecimento prévio: ida ao lugar escolhido para observação
sensitiva
(olhar,
ouvir, sentir o cheiro).
•
Levantar o material e a bibliografia existente sobre esse lugar: mapas (antigos
e atuais),
fotografias,
poemas, livros, músicas, reportagens de jornais e revistas, vídeos e outros
tipos
de documento que registrem sua história.
•
Selecionar e analisar o material coletado.
•
Definir um problema (uma questão) com base no que viram no local e no material
coletado.
•
Selecionar pessoas que vivem no lugar para serem entrevistadas.
•
Elaborar um roteiro de entrevistas.
•
Dividir os grupos e as tarefas a serem feitas na saída a campo: entrevistador,
observador,
desenhista, fotógrafo e redator.
•
Definir uma data para a saída, quando será feita a coleta de dados sobre o
lugar.
•
Agendar a visita, caso seja necessário (museu, órgãos públicos, indústrias,
parques
etc.).
•
Definir o trajeto.
•
Estabelecer condutas e normas com o grupo.
•
Elaborar o caderno de campo com os roteiros das entrevistas, mapas,
fotografias,
orientações,
condutas etc.
•
Providenciar autorização dos pais para a saída.
Atividades da
saída
•
Anotar as observações ao longo do trajeto (diário de bordo).
•
Entrevistar, fotografar, desenhar e coletar outros dados.
Atividades do
retorno
•
Socializar o material coletado. No retorno, todo o material coletado deve ser
organizado
de
forma que todos conheçam as entrevistas, as fotos, os desenhos obtidos etc.
•
Analisar os dados coletados com o objetivo de responder à questão formulada na
etapa
de
preparação do trabalho.
(adaptação do material didático
Geografia Sociedade e Consumo)
Lucas Luiz Lamosa
Disponível em:
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