domingo, junho 10, 2012

Estudo de Meio ou Aula Fora



Roteiro para o professor fazer




Organização

• Escolher um ou mais lugares que alunos e professores desejam estudar.


• Levantar o conhecimento que o grupo já possui sobre a área selecionada.


• Fazer um reconhecimento prévio: ida ao lugar escolhido para observação sensitiva

(olhar, ouvir, sentir o cheiro).


• Levantar o material e a bibliografia existente sobre esse lugar: mapas (antigos e atuais),

fotografias, poemas, livros, músicas, reportagens de jornais e revistas, vídeos e outros

tipos de documento que registrem sua história.

• Selecionar e analisar o material coletado.


• Definir um problema (uma questão) com base no que viram no local e no material

coletado.
• Selecionar pessoas que vivem no lugar para serem entrevistadas.

• Elaborar um roteiro de entrevistas.


• Dividir os grupos e as tarefas a serem feitas na saída a campo: entrevistador,

observador, desenhista, fotógrafo e redator.

• Definir uma data para a saída, quando será feita a coleta de dados sobre o lugar.

• Agendar a visita, caso seja necessário (museu, órgãos públicos, indústrias, parques

etc.).

• Definir o trajeto.


• Estabelecer condutas e normas com o grupo.

• Elaborar o caderno de campo com os roteiros das entrevistas, mapas, fotografias,

orientações, condutas etc.

• Providenciar autorização dos pais para a saída.



Atividades da saída



• Anotar as observações ao longo do trajeto (diário de bordo).

• Entrevistar, fotografar, desenhar e coletar outros dados.



Atividades do retorno



• Socializar o material coletado. No retorno, todo o material coletado deve ser organizado

de forma que todos conheçam as entrevistas, as fotos, os desenhos obtidos etc.

• Analisar os dados coletados com o objetivo de responder à questão formulada na etapa

de preparação do trabalho.



(adaptação do material didático Geografia Sociedade e Consumo)

Lucas Luiz Lamosa Disponível em:






 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário