PLANEJAMENTO E ATIVIDADES DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS
PASSO A PASSO E ATIVIDADES:http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2010/01/atividades-para-montar-uma-feira-de.htm
Planeta Água
Objetivos
- Cponhecer diferentes
usos da água.
- Entender sua presença em
ambientes distintos.
Conteúdo
- Água.
Anos
3º ao 5º.
Tempo estimado
Um mês.
Material necessário
Água em estado líquido, ilustrações ou fotos de seres vivos (animais e
plantas) típicos de diferentes ambientes, ilustrações ou fotos de água sendo
utilizada (alimentos sendo consumidos, animais matando a sede etc.), sal,
batatas cortadas ao meio, sacos plásticos, fita adesiva, formas ou copos
plásticos, geladeira com congelador, garrafa PET pequena com tampa, recipiente
retangular fundo e o vídeo Como Funcionam as Usinas Hidrelétricas
(www.abr.io/video_agua).
Flexibilização
Para trabalhar com um aluno com deficiência intelectual, se julgar
necessário, durante a 1ª etapa, passe uma lição de casa para garantir ao aluno
maior repertório. Explique antecipadamente o que se espera dele quanto a
comportamento e participação.
Na segunda etapa, faça intervenções no grupo para a divisão das tarefas e
incentive o aluno com deficiência a tomar iniciativas. Se necessário, determine
suas funções.
Na quarta etapa, se o tempo de concentração do aluno for mais restrito,
estimule-o com tarefas como fazer um desenho ou listar informações que, mais
tarde, serão apresentadas ao grupo.
Na quinta etapa, organize para o aluno com deficiência um grupo menor e mais
heterogêneo em termos de conhecimento e iniciativas colaboradoras. Faça
intervenções sempre que perceber que o aluno não está cumprindo as funções que
lhe cabem.
Na avaliação, para formar dupla com ele, escolha um aluno com mais domínio do
assunto e respeite seu espaço de participação.
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece perguntando: "Onde a gente pode encontrar água em estado
líquido?". As respostas mais comuns devem ser rios, lagos, mares e
oceanos. Em seguida, faça outra pergunta: "Será que existe água nos
alimentos?". Divida a turma em grupos e forneça a cada um meia batata. Os
alunos devem espalhar uma colher de chá de sal sobre a superfície dela e
observar. Alguns minutos depois, ocorrerá um acúmulo de água. Discuta de onde
ela vem. Para verificar a presença de água em outros alimentos, como frutas ou
pão, peça que coloquem uma amostra em um saco plástico completamente fechado e
deixem-no em um local que receba sol por alguns dias.
2ª etapa
Pergunte se existe outra forma de água no planeta além daquela em estado
líquido. Apresente algumas imagens de rios, lagos, represas, geleiras, nuvens,
chuva caindo etc. Peça que separem as imagens de acordo com o estado físico em
que a água se encontra e colem no caderno, escrevendo "sólido",
"líquido" ou "gasoso" como legenda.
3ª etapa
Informe que a turma fará um experimento para ver a água mudando de estado
físico e comprovar que a temperatura é responsável por essa mudança. Em
seguida, peça que alunos coloquem um pouco de água em duas fôrmas plásticas. As
duas irão para a geladeira, mas só uma será colocada no congelador. A outra
ficará na parte de baixo do refrigerador. A cada hora, as crianças devem
observar o estado da água nas duas fôrmas. Cerca de três horas depois, a água
colocada no congelador - submetida a uma temperatura muito baixa - terá virado
gelo (estado sólido). A fôrma da parte de baixo, por outro lado, ainda estará
líquida, pois a temperatura era um pouco mais alta. Finalize a etapa levando o
gelo para a sala de aula e deixando que os alunos observem o derretimento à
temperatura ambiente. Discuta o que foi observado.
4ª etapa
O tema abordado, agora, será evaporação. Pergunte aos estudantes: "O
que ocorre quando enchemos uma panela de água e a esquentamos no fogão?".
Se possível, faça uma demonstração usando algum tipo de fogareiro (desde que
você seja o único a se aproximar do fogo, por motivos de segurança). Peça que
os alunos estabeleçam uma relação entre a evaporação observada no fogareiro e a
que ocorre naturalmente, como roupas lavadas que secam no varal, aquários
destampados etc.
5ª etapa
Apresente as imagens de seres vivos típicos de diferentes ambientes junto
com as figuras de água sendo utilizada (alimentos sendo consumidos, animais
matando a sede, plantas crescendo etc.) e questione: como e com que finalidade
eles utilizam a água? As crianças devem relacionar as figuras. Abaixo de cada
relação, elas vão registrar que uso se faz da água naquele exemplo. Ao final da
etapa, espera-se que os alunos tenham percebido que os seres vivos, inclusive o
homem, usam a água de diferentes maneiras, mas com a mesma finalidade:
sobreviver. Trata-se, portanto, de um recurso essencial à vida.
6ª etapa
Peça que os alunos citem alguns exemplos de usos que o homem costuma fazer
da água e registre-os no quadro. Se ninguém citar a geração de energia
elétrica, faça você a citação e pergunte: "De onde vem a energia que
acende as luzes de casa e da escola?". Diga para anotarem as hipóteses no
caderno e, em seguida, exiba o vídeo intitulado Como Funcionam as Usinas Hidrelétricas.
Ao final da exibição, solicite que as crianças revejam as hipóteses iniciais.
Avaliação
Peça que a garotada elabore cartazes com perguntas e respostas sobre o que
foi estudado (inclua algumas perguntas elaboradas por você). O material pode ser
exposto na sala de aula ou nos murais da escola.
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